Todo eletrodoméstico tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens inerentes a cada um. Uma dos pontos que se deve atentar ao adquirir uma lava-louça por exemplo é o seu consumo de energia.
Antes de efetuar a compra da máquina é preciso pesquisar e analisar a categoria de consumo do modelo que se quer adquirir para não ter uma ingrata surpresa posteriormente na hora de pagar a fatura de energia.
Índice de Conteúdo
Quais as categorias de consumo de energia dos eletrodomésticos?
Quanto a eficiência energética os eletrodomésticos são classificados em:
- Classe A (ou A+): Eletrodomésticos mais eficientes em termos de consumo de energia.
- Classe B, C, D, etc.: Gradualmente menos eficientes.
Portanto, ao pesquisar pelas lava-louças que deseja adquirir um dos pontos muito importante a ser observado é sobre a eficiência energética.
Lava-Louças de maior capacidade de lavagem gastam mais energia?
Geralmente, lava-louças de maior capacidade, como aquelas que têm 14 serviços em comparação com as de 8 serviços, podem consumir mais energia devido ao seu tamanho maior e à capacidade de lidar com mais louças de uma vez.
Porém, pode acontecer o contrário também, ou seja, uma lava-louça de 8 serviços com eficiência energética menor que uma de 14 serviços pode consumir mais energia elétrica. Portanto, a análise deve considerar a capacidade da lava-louça e também sua classificação no quesito eficiência energética.
Diferentes voltagens das lava-louças interferem no consumo de energia?
Sim, no geral o melhor seria a voltagem de 220V, porém, alguns fatores devem ser observados sobre essa questão. Sobre esse tópico específico fizemos um belo artigo. Confira.
Outro ponto importante é em relação ao tipo de instalação elétrica que a cozinha tem. Se a lava-louça adquirida tem voltagem de 220V e sua cozinha tem tomadas apenas de 127V é bem provável que haverá problemas. Fica o dica.